Sexta-feira 13

Dia 13 de Dezembro de 2013.

sexta-feira 13 aristos pt

O que é que esta data tem de especial? Nada. É apenas uma sexta-feira em que,  por acaso, também é dia BOO!

Assustei-vos? Não! Bolas…

Não me vão dizer que não acreditam nos azares cósmicos que acontecem sempre que o dia 13 calha a uma sexta-feira? Vá lá malta, sexta-feira 13! É praticamente uma instituição. Há filmes, lendas, mitos urbanos… jantares temáticos! Vá lá, jantares temáticos sobre sexta-feira 13 é assustador, não? Um grupo de gente esquisita que se veste de bruxas e o que mais for e comem coisas normais enfeitadas para parecerem nojentas… Assustador, não? E se eu vos disser que a maior parte dessas pessoas tem mais de 50 anos e já procriaram? Aah, eu sabia que isso já metia medo.

“Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay.” – Adoro. É como dizer que não acreditam em Deus mas depois nas alturas em que querem alguma coisa não custa nada fazer uma rezazinha.
Vamos lá acabar com as superstições, parar com as figas e cruzes credo, vamos desmistificar os azares e mitos da sexta-feira 13.

Sexta-feira, toda a gente adora a sexta-feira. Todas as outras sextas-feiras são celebradas! É fim de semana, altura de pôr de lado toda a tristeza que é a nossa vida no quotidiano e fazer tudo o que nos apetecer… ou seja, no Sábado arrumar a casa e fazer as compras e no Domingo ir a casa dos familiares, ver um filme, a meio chorar até adormecer, deprimidos por o fim de semana já ter acabado.

13. É um número. Deixem-se de merdas.

2013. Super importante, porque é um número e é 13, no ano 13, portanto é muito pior, porque é o mesmo número duas vezes… Deixem-se de merdas.

Como é que isto começou?

Várias versões:

– Houve um banquete com 12 deuses e Loki (deus nórdico da mentira) não foi convidado, apareceu na mesma e fez asneira. Pumbas, azar para todo o sempre, para toda a gente. Menos para ele. Enorme sucesso nos filmes da Marvel.

– Quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo, Friga a deusa do amor e da beleza foi transformada em bruxa e decidiu, todas as sextas, fazer reuniões de condóminos com mais 11 bruxas e o demónio… Wuau! Ok, aqui consigo perceber a cena do azar, ninguém quer essas reuniões mas não moramos com ela, estamos bem. Esperem! A minha vizinha do 2º esq… Vamos continuar.

– 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França. Má jogada para os cristãos, maravilha para o resto da humanidade.

– Jesus Cristo e 12 apóstolos, 13 pessoas à mesa, deu no que deu… Última ceia.
Que cena é esta das sextas-feiras 13 e os jantares?

Azares e superstições da treta:

1 – Partir um espelho – Pois claro que é um azar, um espelho é caro. Daí a dizer que são 7 anos… Caramba, que exagero! Antigamente é que faziam empréstimos com esse prazo e juros a 2,75% para comprar um. E não me façam falar no spread.

2 – Varrer os pés de alguém faz com que nunca se case. – E? Isso é sorte meus caros, isso é sor… ah, também temos leitoras. Bom, é 50/50 e é tudo treta na mesma.
Provavelmente o que isto quer dizer é que, se são homens e estão a varrer ou se estão na companhia de alguém a varrer, vocês não têm o capital necessário para atrair alguém para casar. Se forem mulheres, isto quer dizer que são limpinhas, sim senhor, sabem fazer (por fazer/ou ver fazer) a lida da casa, o que é importante mas não estão arranjadinhas. Aprumem-se para o homem que querem conquistar, não apareçam com os pés cheios de terra, pó, cotão e novelos de cabelo.

3 – Abrir um chapéu de chuva dentro de casa. – Isto é simplesmente estúpido. O azar é arriscarem-se a vazar uma vista a alguém ou pior, o chapéu ainda ter água, sujar o chão e terem o trabalho de limpar… depois não arranjam com quem casar. (ver exemplo anterior)

4 – Varrer ou sacudir a toalha de mesa para a rua. – Ok, não sei… este pode ser verdade. Se fizerem isto, provavelmente arranjam chatices com os vizinhos. Mas se tiverem bom senso e forem limpinhos, ao contrário dos meus vizinhos, não fazem isso. Vocês não fazem isso, certo? (Grandessíssimos filhos da pu… Não são vocês, são os meus vizinhos)

5 – Um gato preto. – Ok, isto já é racismo e é triste ainda existir. Dito isto, é um gato, sabemos lá o que é que lhe vai na cabeça, tanto pode ronronar e roçar-se nas vossas pernas como pode arranhar-vos a cara até vos arrancar os olhos… Nunca confiar.

6 – Passar por baixo de um escadote. – Meus queridos, isto é bom senso! Um escadote provavelmente significa obras/trabalhos, pode cair qualquer coisa em cima das vossas cabeças, podem tropeçar e deitar tudo abaixo, incluído o Sr. Alfredo que estava só a tentar tirar as folhas… Coitado do Sr. Alfredo.
Passem ao lado, já não há azar. Esperem, ao lado ainda pode acontecer. É evitar.

7 – Entrar com o pé direito dá sorte, com o esquerdo… – dá azar ou só não temos tanta sorte? Se eu não estudar para um exame e entrar com o esquerdo, chumbo mas se entrar com o pé direito, passo na boa? Nunca tive o cuidado de estar atento a isso.
Se calhar é só porque a maioria é destra e é um bocado atabalhoado a fazer as coisas à canhoto, é como dizer que dança com 2 pés esquerdos. Basicamente serve para não tropeçarmos. Agora era bonito os ambidextros não se rirem disto… estou a falar para si, Sr. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa.

8 – Fazer figas. – É estúpido. Não afasta o mau olhado e também não traz sorte. E se querem saber quão estúpido é, a origem das figas é isto:

  • A figa feita com os dedos médio e indicador cruzados vem dos tempos da perseguição aos cristãos (séculos I ao IV). O gesto era uma tentativa de se fazer uma cruz sem atrair a atenção.
  • Já a figa feita com o polegar era usada pelos romanos e etruscos como um amuleto que simbolizava o ato sexual. Em italiano, seu nome é manofico, uma junção das palavras “mão” e “figo”- fruta que na gíria desses povos significava vagina. O polegar era uma metáfora ao pênis. A figa também representa a forma do pé de coelho, animal relacionado à fertilidade e abundância.

yahoo answers

Vocês andam a fazer o símbolo de pachahas. Cruzes e pachach… esperem lá! Simboliza ter a sorte de conseguir uma pacha… uma relação. Eventualmente tornou-se no símbolo de “vamos lá ver”, tipo “Deus queira”. Agora faz sentido.
As outras figas, da cruz afastar as bruxas, continuam a ser estúpidas.

9 – Bater 3 vezes na madeira afasta os maus espíritos. – Estúpido. Isto é estúpido! A única coisa que estão a fazer é confundir o vosso marido que estava sossegado a ver a bola e quando ele for abrir a porta e vir que não está lá ninguém vai ficar chateado. É isso que vocês querem ter lá em casa, um marido chateado?
O quê? Como assim há homens que também fazem isto?

10 – O noivo não pode ver a noiva antes do casamento. – Isto não dá azar, dá uma última oportunidade ao rapaz para perceber se está a cometer um erro ou não.

11 – Colocar a mala no chão. – Certo, dá azar. No sentido em que é mais fácil de roubar. Nota, usar uma pochete, daquelas que se põem à cintura, não é uma alternativa aceitável.

12 – Ter a orelha quente significa que alguém está a falar de nós. – A menos que essa pessoa esteja a falar de nós enquanto nos está a esfregar a orelha, não, não é por isso.

13 – Talheres cruzados. – Ok, esta é grave. A minha avó deixou de falar para mim por causa disto…  eu disse-lhe que se ela acredita que cruzar os talheres dá azar, então não os podia pôr na máquina de lavar. Agora culpa-me pela artrite.

Pronto, era isto. Como podem ver é ridícul… CRUZES, CREDO, CANHOTO! Pareceu-me ver um pão de barriga para cima e toda a gente sabe que isso não é bom. Agora, com licença que tenho de vestir uma camisola do avesso, aconselho-vos a fazer o mesmo mas façam o que fizerem, não acreditem nas tretas que se di…
Acabei de bater com o mindinho na quina da mesa. Como é que isso é possível? Eu estou sentado e mal me mexi!
Está visto, tenho de ir comprar uma pata de coelho.

Agora vá, ide em paz e saudinha.

— sigam os Aristocratas no facebook —

texto com base neste artigo de Telma Teixeira


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: