Tribunal Constitucional

Ontem o meu filho  fez asneira. Só isto devia ser notícia, porque eu tenho dois filhos, de maneira que haver um dia em que só um fez asneira já merece a capa do Correio da Manhã. O problema é que, perante a ameaça de corte na mesada, o puto retorquiu: “E o meu irmão?” “Como assim, o teu irmão? O teu irmão não fez nada!” “Mas devia ser castigado. É uma questão de igualdade. Quando há cortes, é para todos.” “Quem disse?!” “O senhor da televisão. E se me cortares a mesada faço uma queixa ao Tribunal Constitucional.”

tribunal_constitucional

Obviamente, já perceberam que este diálogo foi fictício. Bem me parecia que não devia ter inventado que havia uma família de classe média que tinha dinheiro para dar mesada aos filhos. Devia ter-me ficado pelo tabefe e xixi-cama. Os humoristas esticam demasiado a corda.

Dou graças por não se falar de Tribunal Constitucional no Panda Biggs. Se os miúdos soubessem que há um conjunto de pessoas que leva mais tempo para ajuizar um caso que o Gaspar leva para acabar uma frase, só me faziam os trabalhos de casa de Estudo do Meio em 2015, e ainda alegavam que estavam muito produtivos.

Juro que não percebo como é que uma entidade que baseia o seu trabalho num livro não muito grande e bem explícito leva tanto tempo a tomar decisões. A Igreja baseia o seu trabalho num livro muito maior e cheio de contradições, e mesmo assim é muito mais eficiente a condenar os outros.

church

No fundo, começo a desconfiar que, ao contrário do que o Governo nos tenta vender, o futuro da economia portuguesa não depende da decisão do Tribunal Constitucional. O futuro da economia portuguesa depende de HAVER decisões do tribunal constitucional. E dos outros tribunais. Quando a justiça portuguesa funcionar bem e depressa, temos a base para uma economia justa e sólida. Até lá, vamos vivendo “à Dias Ferreira”: ou viramos as costas e amuamos, ou vamos embora daqui danados, ou gritamos a quem nos governa: “Não gosto de si!”

dias_ferreira

Deixe uma Resposta

