Grazie, Silvio

silvio vs naranjito

Apesar das nuvens negras que pairam sobre a Europa, ainda há figuras carismáticas que me fazem acreditar num amanhã melhor. Refiro-me, obviamente, a Silvio Berlusconi. Toda a gente devia prestar homenagem a esse homem que se referiu em tempos a Merkel como “gorda mal f…”  Eu gosto muito dos italianos, apesar de que em relação à política são um povo pouco esclarecido, logo para começar não elegeram Mussolini vencedor dos “Grandes Italianos”. Nesta área pelo menos temos muitas lições para lhes dar.

GRANDE SPORTUGUESES

Ainda assim,  mais bizarro que isto é o facto de haver gente em Itália que não gosta de Berlusconi. Nas eleições de domingo passado apareceram na secção de voto de Berlusconi três manifestantes a mostrar as mamas para, supostamente, o arreliar. Ora, isto prova que não o conhecem lá muito bem. Tendo em conta a roupagem minimalista,  o mais certo é terem-se tresmalhado de uma manifestação contra o aquecimento global.

Femen protest Italy

Berlusconi é aquele avô que todos gostaríamos de ter, para poder ouvir à lareira bonitas histórias sobre dragões lendários, princesas encantadas e orgias com 30 pessoas. Sim, trinta no “Bunga bunga”. Acho bem, a orgia é daquelas coisas que, se é para fazer, que seja à grande. Não faz sentido combinar eventos destes com “dois ou três amigos, uma coisita mais caseira porque isto a vida não está para brincadeiras”. Nada disso. Pelo contrário, aqui se percebe o lado visionário de Berlusconi, antevendo o impacto positivo das suas orgias na economia: só em catering, se cada pessoa comer cinco salgadinhos são para lá de dez caixas, para já não falar no disparo nas vendas de coleiras, mel e uniformes de polícia. Silvio é fonte de inspiração e saudosismo para uma geração que cresceu sob a influência das criações cinematográficas de Tomás Taveira, reconhecido pelo particular esmero nos argumentos. Aquilo que vulgarmente é conhecido por “cinema de autor”.

O mítico programa “Colpo Grosso” com as suas bailarinas “Cin Cin” são uma dádiva do império de televisão de Berlusconi, pérola que chegou até nós nos tempos em que a SIC achava boa ideia ter o João Baião vestido de imperador romano aos saltos com um gorila.

André Silva Colpo Grosso

Nas estações de Berlusconi passavam até há bem pouco tempo programas de domingo à tarde com jovens em calções justos a tomar duche em estúdio, dói-me a alma quando penso  que em vez disso temos hoje directos do Goucha nas festas da Senhora da Agonia.

Uma semana antes da abertura do processo “Rubygate” (a jovem de 17 anos que contratou para puxar o lustro ao Silvio Jr.)  Berlusconi viajou para a ilha de  Lampedusa, onde dezenas de milhares de refugiados do norte de África  haviam desembarcado resultando numa emergência humanitária. Silvio vira-se para a multidão e sai-se com um “Vocês ouviram as últimas sondagens? Perguntaram a mulheres entre os 20 e 30 anos de idade, se elas queriam fazer amor com Berlusconi. Trinta e três por cento disse que sim! Sessenta e sete por cento disseram “Outra vez?”. O homem engatou a dentista que lhe alinhou a cremalheira depois de lhe  ter entrado pela garganta uma miniatura da catedral de Milão. Enquanto lhe punham a broca na broca na boca já planeava como retribuir o favor. É impossível não admirar um homem que, mesmo nos momentos de maior pressão, nunca se desfoca do essencial.

Image

Trocou a mulher por uma jovem com menos 50 anos e ainda há quem o critique. Só se for pelo negócio, pois o valor de retoma das senhoras acima dos 50 é baixíssimo. No fundo ele fez o mesmo que todos nos quando precisamos de trocar de carro, entregamos alegremente o antigo para retoma, por muito pouco que nos ofereçam pelo chaço. Não gosta de mulheres feias, transformou a política italiana num catálogo da Victoria´s Secret. E só o sabem criticar, o que é de uma injustiça atroz. Despeço-me com a minha homenagem pessoal a Il Cavalieiri, esse vulto da política italiana. Aqui fica o hino “Graças a Deus pelo Silvio”, ele bem merece.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: