Pumbas, já temos com que nos entreter.

Volta e meia aparecem coisas nas redes sociais que nos fazem rir, é um boom de partilhas, likes e comentários que tornam a coisa viral. Recentemente surgiu Pêpa, a jovem blogger que numa campanha da Samsung fala sobre futilidades com atitude de tiiiá wannabe.

Pêpa

Que tiro no pé, Samsung! Eu até percebo a ideia, vamos pôr malta cool a falar de cenas fixes  enquanto utilizam os nossos produtos. Marketing indirecto em que não se fala do produto, mostra-se o produto num contexto em que as pessoas gostariam de estar.

Então qual é o problema?
Não nos identificamos com a Pêpa.
Se calhar sou eu mas olho para o espelho e não penso: “Se calhar o que eu sou mesmo é uma pita com um tablet da Samsung que para 2013 o que mais quer é uma mala Chanel, daquelas que dá com tudo.“

E suponho que a maior parte dos portugueses, que todos os dias ouvem que o Governo vai cortar mais direitos e aumentar impostos, que há crise, que há cada vez mais desemprego, que há mais gente a emigrar, que há pessoas a passar fome e tantas outras notícias más, vai desejar para 2013 uma mala Chanel.

Este era o momento para apresentarem o Jorge, um licenciado que está consciente da conjuntura económica actual, das dificuldades do mercado de trabalho, que percebe que o mercado mudou e aposta numa ferramenta de trabalho que lhe permite maior mobilidade.

jorge

E porque é que tem de passar a ser um rapaz?

Têm razão. Apresento-vos a Rita, uma jovem profissional que diz que não devemos ficar parados, de braços cruzados, é tempo de apostar na qualidade e mobilidade, num mundo em movimento temos de nos mover com ele.

rita

E porque é que tem de ser nova?

Não tem… a Margarida é uma profissional que se viu forçada a repensar a sua carreira quando foi despedida, agora apostou em tornar o seu hobby na sua profissão, tem o seu negócio e está preparada para novos desafios.

margarida

Mas tem de ser cosmopolita?

Não, pode ser do campo. A dona Clotilde fala com a filha e com os netos todos os dias. Imigraram mas com a internet o longe fez-se perto e as saudades são menores.

clotilde

E tem de ser sempre tudo tão sério?

Não, a dona Clotilde agora também joga Angry Birds.

Tantos exemplos de como um tablet da Samsung poderia ser apresentado e o que eles vão pôr é uma jovem rapariga, deslumbrada com a atenção que está a receber e que vê nisso uma oportunidade para apresentar uma versão de si em que faz parte de um clube que não existe mas cujos membros não faltam, pessoas que não foram afectadas pela crise.

Oh Rafa isto não era para rir?

Este texto ou a pub?

Se não aguentam algumas linhas sem uma piada imaginem a Pêpa na casa de banho a largar uma poia. Resultou? Não?
E se ela estiver a fazer cara de muito esforço. Já está? E se, com essa cara, ela gritar: “EU ESTOU A CAGAR MAS AINDA ASSIM QUERO UMA MALA CHANEL.” – e para finalizar, sai uma bufazinha trompete. – Resultou? Já se estão a rir?
Pronto. Isto da escatologia…

Se a pub era para rir… Não. Antes fosse.
A culpa não é da Pêpa. Ela é igual a tantas outras pessoas, concentrada em si, na sua imagem, no seu status, nos seus desejos, alheia aos problemas dos outros.

No fundo, a Pêpa é um cliché. A jovem de bem que tem um tablet glamour.

Pior que isto era terem posto o Gonçalo, um jovem “angolano” (apesar de ter nascido em Portugal… nós sabemos o que eles queriam dizer) que tem um tablet e diz: “Agora tenho oportunidade para crescer e apostar na minha educação. E como não é da Apple nem tenho medo de ser roubado no caminho para casa.”

gonçalo

A culpa disto é de quem aprovou a ideia. Esqueçam. A culpa é de quem viu o projecto final e decidiu arriscar. De facto isto tornou-se viral… da mesma forma como um miúdo que paga a uma prostituta para perder a virgindade e fazer dele um homem pensando que toda a gente vai comentar isso e afinal, de viral, só o facto de ter ficado seropositivo.

Vocês fazem ideia que quantos filtros uma campanha tem de passar até ser lançada? Não? Digamos apenas que não estão todos sentados numa mesa de reuniões e alguém diz: “Então e que tal se pusermos um macaco a atirar fezes a um homem de bigode e ele vira-se para a câmara em zoom e diz: ‘Bolas, tenho de ir comprar umas lâminas e espuma de barbear!’ – e é aí que aparece em letras que vêm do fundo e uma voz que diz ‘Gillette’, hein? Categoria, não? O Shôr António ali da portaria tem bigode, podia fazer isso. Que tal?” – e é nesse momento que todos se levantam a aplaudir a ideia, sacam do telemóvel para filmar e fazem uma vaquinha para pagar o bilhete de metro do Sr. António até ao zoológico.

Mas eu percebo a Samsung, a sério que percebo. Pessoas sem talento que fazem plágio a torto e a direito e têm programas de televisão, pessoas sem talento ou qualquer qualidade humana que seja perceptível, fechados numa casa, são topo de audiências. Se tudo o que é básico, banal e feito sem qualquer esforço tem sucesso, porque não uma campanha?
Porque está uma merda, é por isso.

Mas pensando bem, se calhar a culpa não é deles, é  nossa. Nós é que damos audiência a essa gente, ao banal. Nós somos os culpados por acharem que compramos e aceitamos seja o que for, porque temos aceitado. E se não formos mais exigentes isto só vai piorar e não me refiro apenas às publicidades

E se vocês dão audiência a esses programas não me venham agora dizer que imaginar a Pêpa a obrar não tem piada, se riem com burros a dizer que África fica a norte da Europa, também riem da Pêpa a cagar.

Merda… a Renova tem o contacto da Pêpa? Isto não vai parar…

renova 1

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