Que bom que é viver aqui!

Muito bem! Assim sim, vale a pena viver neste planeta… ãh? Porque é que estou a dizer isto? Bem, antes de mais, porque adoro responder a questões que me interrompem a meio do texto que estou a escrever. Não, a sério, adoro mesmo. Aliás, queria desde já agradecer-vos por interromperem a minha linha de raciocínio e pela vossa impaciência. De facto, ler uma linha demora muito tempo, por isso é melhor fazer perguntas para apressar a coisa. Ainda por cima o mundo fim-do-mundoparece que acaba amanhã (o quê? Pensavam que eu ia ser o único humorista a não tocar no assunto, querem ver? Pimba! Este já despachei!), um gajo não pode perder tempo a ler textos cheios de rodeios e floreados. Há que aproveitar bem todos os momentos, experienciar coisas que sempre quisemos experienciar, beber aquele vinho que temos guardado para uma ocasião especial, declararmo-nos à colega de trabalho que temos debaixo de olho há anos, não aceitarmos o seu “não” como resposta… Enfim… Com tanta coisa para fazer, ninguém tem tempo para perder com um texto que não vá directo ao assunto, não é?

Bom, mas para além desta alegria que é interromperem-me, é bom viver neste planeta por muitas mais razões, como por exemplo o facto de o Benfica não perder há 21 jogos, a Maria João Bastos num macacão justo cor-de-rosa a fazer de cantora de música pimba Lolita-ordinária ou os comprimidos novos que o meu deale… farmacêutico me meteu hoje no café ao pequeno-almoço. Mas, apesar de tudo isto serem boas razões para adorar viver neste planeta, a coisa que despoletou tudo isto foi uma notícia que eu acabei de ler. Que notícia? Ora cá está. Mais uma agradável interrupção! Isto hoje é só alegria!

 Bem, a notícia é a fantástica história da dona Cecília Giménez, a famosa “restauradora” do Ecce Homo, que foicecilia_gimenez2 eccecontratada para trabalhar como directora de arte. Ora, digam lá se assim não vale a pena viver neste mundo?! Isto sim, é de valor. Contratar uma pessoa com formação e competência para o cargo é para os “quadrados”, meus ornitorrincos amigos, é coisa do passado. Para além de ser extremamente injusto! Porque é que um trabalho fixe, como médico-cirurgião, por exemplo, me há-de estar vedado só porque nunca estudei para ele, não consigo ver sangue e tremo mais que o Michael J. Fox?

Mas para mim, o melhor desta notícia nem é o facto de a dona Cecília ter sido contratada para um cargo para o qual não tem a mínima experiência, o melhor é ela ter sido contratada para algo ligado às artes depois de ter conseguido fazer o impossível: pintar um Jesus mais estranho que um gajo louro de olhos azuis nascido na Judeia! Ou seja, a dona Cecília foi contratada para exercer um cargo numa área onde já mostrou ser completamente incompetente. É lindo, inovador e, com muita pena minha, um caso que será sempre uma excepção à regra, até porque não estou a ver o resto do mundo com coragem para, por exemplo, meter o Vítor Constâncio como vice-presidente do Banco Central Europeu depois do péssimo trabalho que fez como governador do Banco de Portugal, ou dar a vitória nas eleições legislativas ao Passos Coelho depois de este ter estado envolvido em mais de 10 processos de contra-ordenação no seu antigo trabalho e de a nível pessoal ter vários processos fiscais por apresentações de declarações fora de prazo, para além de ter também algumas condenações em empresas que administrou. E é pena, porque sonho com o dia em que um homem que se tenha licenciado num ano, que tenha adquirido subsídios através de moradas falsas, que esteja ligado à censura à imprensa, que faça negócios com empresas fantasma e que esteja envolvido em fraudes de formação de funcionários de aeródromos chegue a Ministro.  Mas pronto, é aceitar a realidade e perceber que isto nunca acontecerá…

Miguel-Relvas

Deixe uma Resposta

