A culpa é vossa, gastadores!

Pois é, meus amigos, a culpa é vossa. E não venham com desculpas porque já foram desmascarados. A culpa é toda vossa! A culpa de quê? Do estado degradante do país, obviamente!

Sim, agora finalmente abriram-me os olhos para a realidade. Durante muito tempo apontei os gastos excessivos dos governos, as fraudes da Banca, a especulação criminosa da Bolsa, a incompetência dos organismos de fiscalização da economia, o caso BPN, o caso Madoff, os negócios em offshore, os investimentos fantasma e a incompetência de quem actualmente se encontra à frente dos destinos do país como os responsáveis pelo empobrecimento gradual de Portugal, mas agora, graças a Isabel Jonet, percebi que estava errado.

A culpa é vossa, seus gastadores compulsivos! Escusam de estar a abanar a cabeça, a Presidente do Banco Alimentar Contra a Fome já vos topou há tempos, seus bandidos. Vocês que andaram anos a viver acima das vossas possibilidades é que afundaram isto. Vocês e a vossa mania de pegarem no vosso salário, ganho com o vosso trabalho, e gastarem-no como bem entenderem deram cabo deste paraíso.

Eu, no fundo no fundo, já desconfiava. Bem via o meu avô com os seus 200€ de reforma a pagar 125€ de renda de casa e a comer a sopa a seguir e pensava para mim: “olha o velho, ãh?! A querer parecer rico a viver numa casa. Isto assim qualquer dia tem de rebentar. Com o dinheiro que ele ganha, viver numa coisa que não seja um cartão velho de um frigorífico é viver claramente acima das suas possibilidades!”

Até eu, confesso, tenho a minha quota parte de responsabilidade nisto. É verdade! Ainda me lembro dos meses que andei a juntar dinheiro para comprar um amplificador de guitarra e para ir ao Fringe Festival em Edimburgo. Isto realmente não há outra forma de dizer: fui um irresponsável consumista! É que se calha eu cair quando fui buscar o amplificador, já não podia fazer uma radiografia!

Mas o pior é mesmo aquela gente que pensa que o país é uma caixa multibanco gratuita gigante e grátis e se mete a lavar os dentes com água a correr. Esses é que me tiram do sério! Isto era gente para ir presa, que estes é que são os principais culpados disto tudo. E há muitos que, para além da água a correr, ainda usam pasta e escova de dentes! Enfim… É um fartar vilanagem. Eu, depois de ouvir a corajosa Jonet, comecei logo a fazer a minha parte e hoje lavei os dentes com água da chuva e a esponja de lavar a loiça. E não, não gastei pasta de dentes, pois usei os restos do detergente que estavam na esponja. O truque é usar a parte verde para à frente e a amarela para os lados. Para além disso, hoje almocei sola de sapato velho, mas daqueles irrecuperáveis, grelhadinha como se fosse bife acompanhada com umas folhas do jornal Metro, que é grátis, fritas em rodelas. Agora sim, posso dizer que estou a viver de acordo com as minhas possibilidades.

E quem se queixa de que isto é miséria, não sabe do que fala. Eu antes também enchia a boca a dizer que o país estava na miséria, mas isso foi na época AJ (antes de Jonet), pois desde que entrámos em DJ (depois de Jonet) percebi que se há coisa que ainda não existe em Portugal é miséria. Aliás, aquele pessoal que está a dormir ao lado de Santa Apolónia não são sem-abrigo, não pensem nisso! São sim pessoal com insónias que segue os ensinamentos de Jonet, pois em vez de gastarem dinheiro em comprimidos para dormir, vêm ouvir o som constante dos comboios, que dá sono, e sonhar que estão dentro de um que os tire daqui para fora de vez…

Por isso, meus amigos, vamos ver se deixam agora o governo trabalhar em paz e se, em vez de se manifestarem por estarem mal, começam mas é a contribuir com a vossa poupança. Hoje podem começar por saltar o banho e jantar o animal de estimação que tiverem e amanhã é saltar o pequeno almoço e virar a roupa interior do avesso que ainda aguenta um dias.

E vocês, desempregados, mantenham-se calmos, que poupam nos medicamentos para o coração e assim não nos assustam a nós, pessoas.

3 responses to “A culpa é vossa, gastadores!

Deixe uma Resposta

