A todos os empregados

Julho 23

A todos os empregados:

Por favor, destruam todos os documentos.

Julho 24

A todos os empregados:

O memorando de ontem seguiu incompleto. Deveria dizer “Por favor, destruam todos os documentos, incluindo este.”

 …

Julho 25

A todos os empregados:

O memorando de ontem deveria também ter sido eliminado. Pedimos desculpa pelo lapso.

Julho 26

A todos os empregados:

Mais uma vez, ao memorando de ontem faltou um importante postscript. Após a última frase, deveria estar “Por favor, destrua também este memorando.”

P.S. Por favor, destrua também este memorando.

Julho 27

A todos os empregados:

Não destrua este memorando. Permita que se mantenha excepcionalmente intacto. Não podemos dizer mais nada do que isto e é tudo o que precisa de saber.

Julho 31

A todos os empregados:

Durante o fim-de-semana, altos executivos da empresa redefiniram a nossa política de destruição de documentos. É esta a nova política: Por favor, destrua todos os documentos, incluindo este. Por outras palavras, pegue no papel que tem na mão, aquele que tem a data de 31 de Julho, e elimine-o. De seguida, procure na sua secretária por qualquer outro memorando com a data de Julho. 23 de Julho, 24 de Julho, 25 de Julho, não interessa. Até mesmo o de 27 de Julho a dizer que não deveria ser destruído – decisão revista pelo nosso departamento jurídico. Portanto: reúna todos os documentos. Coloque-os numa pilha. E destrua-os. Mas espere! O seu trabalho ainda não acabou. Há ainda uma etapa muito importante por concluir. Quando terminar de eliminar toda a documentação de Julho, destrua também este memorando. Um simples diagrama de auxílio à eliminação deste documento foi reproduzido no topo do mesmo. Você deverá colocar a parte inferior do memorando no triturador de papel, enquanto segura no topo, largando-o à medida que o documento vai sendo consumido pela máquina. Assim que tenha desaparecido na sua totalidade, o seu trabalho estará terminado. Recapitulando: procure memorandos, destrua memorandos, destrua este memorando.

Agosto 1

A todos os empregados:

Admitimos que o empregado que colocou o memorando de 31 de Julho na parede junto ao triturador de papel poderá ter julgado estar a prestar uma boa ajuda aos outros empregados. O facto é que cometeu um erro. Essa cópia foi entretanto destruída.

Agosto 2

A todos os empregados:

Às duas da tarde de hoje um elemento técnico da empresa irá reunir com os altos executivos. A razão é simples: é provável que alguns empregados tenham tido alguma dificuldade em distinguir os trituradores de papel das máquinas de fax. As máquinas de fax – que não são usadas há anos, mas continuam ligadas à corrente por alguma razão desconhecida – estão na prateleira próxima às casas-de-banho. São de cor preta. Os trituradores de papel encontram-se nas mesas adjacentes à sala de conferência. São de cor branco-sujo. Ao que parece, esta distinção não era clara para todos já que, esta manhã, dois empregados foram apanhados na casa-de-banho a falar dos “porreiros trituradores pretos”. Claro que não há prova de que algum empregado tenha de facto utilizado a máquina de fax a julgar que se encontrava a destruir um memorando, ou vice-versa, mas caso tal tivesse ocorrido, teria sido muito preocupante. Sobretudo porque os dois aparelhos têm funções diametricamente opostas: o triturador de papel destrói, enquanto que a máquina de fax, de um ponto de vista poético, cria. E é aterrador imaginar que esses memorandos, enviados para parte incerta, não poderiam ser posteriormente destruidos, tal como deveriam, caso estivessem presentes em forma física. Uma cópia deste memorando foi agora colocada nas paredes próximas aos trituradores de papel e às máquinas de fax, bem como distribuído por todos os empregados. Por favor, mantenha-o na sua secretária e não o destrua.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: