Perturbação de Personalidade Comum

 
Após analisar, de forma cuidada, os relatos de muitas das pessoas que tenho conhecido ultimamente, penso ter descoberto uma nova patologia psiquiátrica: Perturbação de Personalidade Comum. Detectei a existência deste distúrbio ao perceber que, a grande maioria das pessoas que tenho vindo a conhecer, apresentam exactamente as mesmas características. Ou seja, apesar de fisicamente distintas, todas elas partilham a mesma personalidade. De seguida, descrevo o perfil da pessoa que sofre de Personalidade Comum:
 
  • É uma pessoa humilde, tolerante e um bocado tímida. Tem sentido de humor e não faz julgamentos. É solidária, gosta de ajudar os outros e faz voluntariado. Detesta injustiças, gente falsa e hipocrisia. É genuína, não fala nas costas, é frontal e não tem problema nenhum em dizer tudo na cara.
  • Acha que o dinheiro não é o mais importante e que o que realmente interessa é o coração. Mas não é uma pessoa fácil de aturar, porque é muito independente, tem uma personalidade forte e é um bocado teimosa. Ou se gosta dela ou se detesta, não há meio-termo.
  • Os seus lemas de vida são “segue os teus sonhos”, “vive um dia de cada vez”, “e “sê quem tu és”. Os seus ídolos são Gandhi, Martin Luther King e Madre Teresa de Calcutá. Gosta de sushi, teatro, fotografia e música, embora não ouça as bandas mais comerciais. Só compra marcas portuguesas, não vê televisão e adora ler, sendo o seu autor preferido Fernando Pessoa.
  • É empreendedora, pró-activa , dinâmica e criativa. Trabalha desde nova, conseguindo todos os seus empregos por mérito próprio e nunca por cunhas. É assertiva, trabalha bem em equipa e sabe reconhecer quando erra. Trabalha demais e recebe de menos. É esforçada e competente, das melhores no seu emprego, mas os colegas e o patrão estão sempre a tentar prejudicá-la. Mas ela não tem medo e responde-lhes sempre à letra.
  • Entende bastante de política, economia e futebol. Percebe todos os esquemas que acontecem porque conhece pessoas influentes em cada um desses meios. Identifica os problemas do mundo – dinheiro, corrupção e crise de valores – e tem as soluções, embora não as possa pôr em prática porque o sistema não o permite.
  • Vota em consciência e faz questão de fazer intervenção social através das redes sociais e de manifestações de rua. É anti-catolicista, anti-capitalista e anti-materialista. Insurge-se contra o racismo, a xenofobia e a discriminação. É activista dos direitos dos animais, faz a reciclagem e defende o ambiente, a sustentabilidade e o espírito comunitário.
Se o leitor conhecer alguma pessoa com este perfil, por favor informe-a que ela sofre de uma perturbação psiquiátrica. Ah, quase me esquecia do principal traço que caracteriza as pessoas que sofrem de Personalidade Comum: falta de individualidade e de pensamento próprio.
 
 
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: