O Código de Rinchoa

Descoberto em 1998, aquando das obras de restruturação da casa de banho de um café em Rinchoa, o chamado Código de Rinchoa é hoje considerado o mais importante achado histórico do séc. XX. Durante anos, o seu conteúdo foi um mistério estudado por centenas de profissionais, quatro amadores e um estivador de Caxinas, sem sucesso. Depois de muitas análises, os arqueólogos conseguiram, finalmente, datar com precisão a origem do Código, que estará algures entre 2000 a.C. e a estreia da série Riscos. Escrito a caneta Bic e em Mirandês, a sua tradução parecia impossível, até que, num golpe de sorte, o responsável pelo projecto encomendou por engano o livro do Asterix na versão mirandesa, pensando que estava a encomendar uma dose de favas, o que tornou possível comparar as duas obras e traduzir, por fim, o Código.

O que se descobriu está a abalar todo mundo, tornando o Código de Rinchoa a mais controversa publicação dos últimos anos, pois este mais não é que uma nova versão do livro mais influente da história da Humanidade, a Bíblia, trazendo adendas a alguns dos mais importantes acontecimentos religiosos.

Seguem-se algumas partes do polémico Código:

22:2

E uma noite repousava Abrãao de mais um dia de trabalho quando Deus, seu Senhor, exige que este acorde.

– Psssst, Abraão! Abraão, acorda, Abrãao!

E Abrãao como bom servo e temente a Deus despertou como lhe era ordenado

– Eh pá, o que foi? Deixa-me dormir… És tu outra vez, Deus?

E Deus, seu Senhor, assim respondeu:

– Yah! Sou Eu! Méké, Abrãao? Ganda maluco! Wazzuuuuup! Olha, sabes aquele teu filho que eu te dei agora, quando fizeste 100 anos, o Isaac? Yah… Quero que o mates.

E incrédulo, Abraão, mesmo sendo fiel e temente ao seu Senhor, questionou Deus

– Queres que mat… Mas Tu estás parvo, ou quê?! Mas queres que o mate porquê?

E Deus, nosso Senhor, mesmo não precisando, explicou ao seu servo Abraão, pois Deus é bondoso e ama quem o ama.

– Porqu… Porquê? Pfffff…. Ora… Sei lá Eu…. Olha, se gostasses mesmo de Mim não perguntavas! E também porque estou com insónias e a esta hora está tudo a dormir no céu…

E Abraão, que amava o Senhor, respondeu-Lhe

– Eh pá, oh Deus, já viste bem as horas que são? São 4 da manhã, pá. 4 da manhã! Eu às 7 já tenho que estar a pé para ir meter as cabras no monte, pá. Vá, já me acordaste, já nos rimos todos, agora vai-te lá embora que há aqui quem tenha de trabalhar, ok?

E Deus, nosso Senhor, por amar Abraão e todos os que lhe são fieis, arranjou maneira de ajudar Abraão

– Oh! Tu também és um desmancha-prazeres, Abraão… Olha, e se fizermos assim? Tu levantas-te agora, matas o puto e Eu juro que me vou embora e amanhã prometo que podes dormir até ao meio dia, que arranjo quem te trate do gado. Que dizes?

E Abraão, que amava o Senhor, questionou a proposta por achar que não era merecedor

– Hum… Juras?

E Deus, nosso Senhor, jurou

– Eh pá, juro por Mim!

E Abraão acreditou e houve regozijo na tenda

– Pronto, ok. Chega-me então aí essa faca que eu vou lá matar o puto.

E Deus, nosso Senhor, que criou a terra e o céu, replicou

-Hei, hei, hei! Não o vais matar aqui, pois não? Então mas estás parvo? Vai ficar isto tudo cheio de sangue, Sabes o que é que custa tirar as nódoas de sangue de uma túnica de linho?! Não, não, não. Olha, sabes aquela montanha que fica ali longe de tua casa, aquela muito ingreme? Pois, essa. Vais matá-lo é ali, agora.

E Abraão, que amava o Senhor, não ficou contente

– Na montanh… Ouve, lá Deus, mas Tu estás maluco? Eh pá, por amor de Ti! Por amor de Ti, pá! São 4 e tal da matina, Tu já viste o frio que está lá fora a esta hora? Eu já não vou para novo. Eu tenho reumatismo! Além disso não vejo nada, ainda corro o risco de cair em alguma valeta…

E Deus, que é infinitamente bondoso e paciente, assim respondeu ao seu servo Abraão.

– Olha, Abraão, eu tentei a bem. Agora vamos fazer assim: eu vou já para lá e vou ficar à tua espera, ok? Tu faz o que quiseres, mas lembra-te: eu expulsei o Adão e a Eva de minha casa só porque comeram uma maçã sem me pedir autorização, ok? Vá, não te atrases.

E Abraão, que amava o Senhor, mas ainda amava mais poder acordar todos os dias, foi ter com Isaac, seu filho

– Este Deus é sempre a mesma coisa, pá! Maldita a hora em que lhe dei a chave da minha casa, pá. Maldita a hora! Isaac… Isaac, filho, acorda. Acorda que o pai tem de te ir matar ali acima num instante.

E Isaac, que honrava seu pai e sua mãe, assim o fez e despertou

-Oh, pai… só mais 10 minutos.

E Abraão, que amava Deus e o seu filho, mas que começava sentir uma enxaqueca assim respondeu

– É que nem 10, nem 5, pá! Não me venhas também tu chatear agora! Se querias dormir não fosses para Sodoma para a rambóia, ontem! E ainda me hás-de explicar porque é que quando vens de lá estás uma semana sem te sentar direito, pá!

E então Abrãao, que amava o Senhor, cumpriu com o seu dever e levou Isaac, seu filho, para a o seu sacrifício.

– Olha-me para isto… 4 horas de viagem a pé, um frio de cortar e agora chego aqui e Ele nem sequer cá está. Isto só a mim… Vá, Isaac, deita-te aí nessa mesa de pedra que eu quero despachar isto, que ainda quero ver se consigo dormir um bocado hoje. Vá, está a andar!

E quando Abraão, que provou ser fiel ao seu Senhor, se preparava para sacrificar seu filho, eis que aparece Deus

– Ahahahahahah! Abraão, ganda maluco! Eh pá, caíste que nem um patinho! Ahahahahahah! Acreditaste mesmo, não foi? Ai meu Eu! Oh Abraão, isto é para os Apanhados, pá. Olha ali os anjos todos a ver, atrás das nuvens

E houve regozijo no monte e Abraão, que amava o Senhor, agarrou na faca e começou a correr atrás do seu Mestre para Lhe demonstrar o quanto o Lhe era grato.

5:1-21

1 Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:

2 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egipto, da casa da servidão.

3 Não terás outros deuses diante de mim, a não ser um senhor que nascerá num país de nome Moçambique, num bairro de nome Mafalala e cujos pés conseguirão meter a chorar mais de 6 milhões de fiéis.

4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra e muito menos retratos de família para colocar em cima da lareira.

5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, pois sou Eu, teu Deus, o inventor e chefe das cheerleaders.

6 E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos e ainda faço filhós.

7 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão, principalmente os que o fazem de madrugada quando a cama está quentinha.

8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar e porque será criada uma coisa de nome Lady’s Night que é muito bom para nos amarmos e nos multiplicarmos.

9 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra, a menos que o teu ofício seja empreiteiro num país que irá ser criado, de nome Portugal

10 Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Principalmente o estrangeiro, que cobra menos e não desconta para a segurança social e ainda acaba por te roubar o emprego.

11 Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou…. E há aquela coisa da Lady’s Night, também …

12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá, a não ser que estes sejam de uma ilha onde se conduzirá ao contrário e passem os seus dias de descanso em praias com muita Luz

13 Não matarás?

14 Não! Adulterarás.

15 Não furtarás nada que valha menos que muitos milhões de moedas

16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo, tirando no tribunal.

17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo a não ser que esta consiga meter as duas pernas atrás da cabeça, aí estás liberado.

Deixe uma Resposta

