Pegada ecológica

Sou um espectador assíduo das rubricas da manhã da RTP1,“Bom português” e “Minuto verde”. Em relação ao “Bom português” acho que em vez das palermices do costume –como dizer que actual se escreve sem “c”- para fazer jus ao nome, o programa devia abordar temas como receitas de bacalhau e o historial do Benfica na Liga dos Campeões. Fica a sugestão para o Provedor.

No que diz respeito ao “Minuto verde”, devo dizer que simpatizo com a figura de Francisco Ferreira, vulgarmente conhecido como “ o senhor careca da Quercus”. Também gosto quando aparece a miúda gira dos óculos, mas não é a mesma coisa. Ele desperta em mim a doçura da infância, lembra-me uma espécie de  Avô Cantigas cantando trovas das maravilhas da compostagem. Dá vontade de entrar pelo ecrã e apertar aquelas bochechas.

Fascina-me a forma serena mas apaixonada com que disserta sobre temas como a paleta cromática dos Ecopontos ou as vantagens evidentes do uso de  fraldas de pano. E tem razão: os dejectos são um produto natural e biodegradável, qual é o problema? Há que mudar mentalidades e pôr mãos na obra.

É um minuto, mas um minuto intenso, chegando a registar momentos verdadeiramente emocionantes. Só para dar uma ideia, há um episódio em que o senhor  aparece no aconchego do lar de barba por fazer, arbitrando uma refrega acesa de argumentos entre lâmina e máquina eléctrica, na disputa do  título de barbear mais ecológico. Um resultado incerto, até ao último segundo.  Eu acho que se devia fazer justiça a Francisco Ferreira e, por exemplo, torná-lo na nova cara (e corpo) da campanha da PETA, “Antes quero andar nua do que usar peles”.  Assim para começar, a comunidade “bear” ficava doidinha de alegria.

Considero-me um indivíduo com responsabilidade ambiental e acho que é altura de regressarmos ao essencial, à comunhão com a Mãe Terra. Tenho por hábito oferecer pelos aniversários um colar feito de lascas das minhas próprias unhas que vou guardando religiosamente. Tem simultaneamente o condão de ser uma prenda bonita, útil e que não contribui para o aumento da minha pegada ecológica. Estive a fazer os cálculos e fiquei a saber que é um 42. Biqueira larga.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: