Zarolho, depois de Punhete

             Sábado passado rumei a Constância integrado num grupo excursionista. Uma das referências da simpática vila é a ligação a Camões, onde, segundo rezam as trovas, o Poeta se terá perdido de amores por uma cachopa. E terá sido uma paixão louca, absolutamente avassaladora, a 23ª paixão louca e avassaladora desse ano. Um pinga-amor, o jovem Luis Vaz. Já não me lembro do nome da jovem em causa (nem ele, ao fim de quinze dias) o que interessa é que a coisa deu azo a versalhada da boa.

Inscritas na estátua do Poeta podiam ler-se uma catrefada de datas marcantes da sua biografia e da história da vila. Estava a decorrer um jogo com pistas e perguntas, vulgo Peddy Paper, pelo que convinha não perder o fio à meada. Até então, a coisa até nem estava a correr mal, convenhamos. Com ênfase no até então.

Sucede pois que no meio de tanto calhau enfadonho, um diamante reluzente saltou à vista dos meus companheiros de jornada: Punhete. Como disse? Sim, isso mesmo, Punhete. Com efeito, até 1836 era esse o nome da terra.

A partir daqui a componente reptiliana do cérebro da rapaziada –que não é xoninhas como as outras- tomou à bruta o comando das operações e o que fora até então um tépido e bucólico banho cultural descambou num furioso temporal de jogos de palavras pouco dignificantes. Desde logo a referência a um hipotético kartódromo local (“Punhetódromo”), a “Associação dos Columbófilos e Radio-Amadores Punheteiros” ou mesmo uma hipotética iniciativa de acção social “Dá a Mão a Punhete!”.  E por aí fora, rumo ao abismo.

Pois é, caro leitor, ao contrário do que se supõe, não terá sido por andar à bulha em Ceuta que o Poeta vazou a vista, mas sim à conta de um trágico acidente à beira-Tejo enquanto escamava um besugo. Zarolho, só depois de Punhete.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: